Com o envolvimento de magistrados, Centro de Inovação do TJTO busca soluções para otimizar custos e utilização inteligente dos recursos naturais

Elias Oliveira Reunião presidida pela desembargadora Ângela Prudente, que está sentada na cabeceira da mesa com blazer vermelho e blusa branca com detalhes preto, com os demais membro do Comitê Gestor de Inovação
Presidente do Centro de Inovação do Judiciário do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente se reuniu com membros de comitê gestor

Buscando soluções inovadoras para lidar com o consumo de indicadores que compõem o Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), o Comitê Gestor do Centro de Inovação do Poder Judiciário do Tocantins apresentou, em reunião nesta segunda-feira (5/6), o projeto 1ª Maratona do Inovassol (Centro de Inovação), prevista para acontecer no dia 26 de junho. O objetivo é otimizar o processo de coleta e análise de dados, tornando o IDS mais eficiente e com menor impacto ambiental.

O projeto tem como público-alvo diretores de Fórum de Comarcas e demais magistrados, que serão estimulados a contribuírem com ideias inovadoras para o Judiciário tocantinense. 

Durante a reunião, presidida pela desembargadora Ângela Prudente, que é presidente do Comitê Gestor de Inovação, a diretora-geral do TJTO, Ana Carina Mendes Souto, apresentou os objetivos, destacando que o projeto surgiu a partir dos inúmeros processos que aportaram na Diretoria-Geral com relação ao consumo nas comarcas, principalmente quanto a questão de energia, água, papel e impressão.

A partir de então foi feito o alinhamento estratégico em relação ao macrodesafio da promoção da sustentabilidade, à Agenda 2030 da ONU e ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do Poder Judiciário do Tocantins.  Segundo a diretora, a intenção é desenvolver uma solução com a participação dos principais atores dessas demandas.

Por isso, o objetivo é que a maratona seja realizada com a participação de todos os diretores de fórum para que esses magistrados possam ajudar o TJTO a chegar a uma solução viável para economia e utilização inteligente dos recursos naturais.

Na oportunidade, a desembargadora Ângela Prudente agradeceu o empenho do grupo e parabenizou pelo projeto. 

O projeto 1ª Maratona do Inovassol foi desenvolvido pelo grupo de trabalho multissetorial instituído pela Portaria nº 1360, de 31/05/2023, utilizando a metodologia do design thinking, sendo composto pelo juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves de Morais (coordenador);  pela diretora do Fórum de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo; pela diretora-geral Ana Carina Mendes Souto; pelo diretor administrativo Ronilson Pereira da Silva; e pelos servidores Leila Maria de Souza Jardim, Ângelo Seraphin, Bruno Odate Tavares, Agnes Sousa Roza e Kamilla Sousa Prado.

 

Cursos na área de inovação

Durante a reunião ainda foi discutida a realização de cursos voltados à inovação pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). 

Entre os presentes à reunião estavam: o juiz auxiliar da Presidência, Roniclay Alves de Morais; o diretor judiciário Wallson Brito da Silva; coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges),  João Ornato Benigno Brito; a coordenadora da Ouvidoria do Tribunal de Justiça, Alessandra Adorno;  e a diretora executiva da Esmat, Ana Beatriz de Oliveira Pretto.


Modificado em:

Acessos:

896