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Monitoramento da Execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações - PDTIC 2020

O artigo 6º da Resolução nº 211/2015 do CNJ, determina que "cada órgão deverá elaborar e manter o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação - PETIC, em harmonia com as diretrizes estratégicas institucionais e nacionais" e, "como desdobramento do PETIC, deverá ser elaborado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTI com as ações a serem desenvolvidas para que as estratégias institucionais e nacionais do Poder Judiciário sejam alcançadas."

Deste modo, a DTINF desenvolveu o Plano Estratégico de TIC – PETIC foi elaborado para o período de 2016 a 2020, considerando o macro desafio de TIC de melhorar a infraestrutura e governança de Tecnologia da Informação e Comunicação e visando consolidar a área de TIC como área estratégica do Poder Judiciário do Estado do Tocantins e obter reconhecimento pela excelência e inovação de suas soluções.

Ainda, foi proposto o Plano Diretor de TI – PDTI, para o período de 2019 a 2020, foi aprovado pelo Comitê de Governança de Tecnologia da Informação, conforme Ata de Reunião nº 155 de 01 de julho de 2019, constante no SEI 19.0.000003602-4, evento 2659965. Ante ao exposto, coloca-se a disposição da sociedade tocantinense o Relatório de Execução das Ações de TIC – REA como ferramenta de acompanhamento das ações para o ano de 2020.

O PDTI é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão por determinado período. Permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, definindo estratégias e plano de ações indispensáveis para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos do Tribunal, sendo proposto e executado de modo bianual.

Assim, as informações apresentadas podem ser acessadas por meio de relatório ou ainda gráficos que demonstram o desempenho e deste modo permitem a sociedade, de modo público e acessível à consulta a dados e sua extração de dados, garantindo o controle social sobre as atividades de TIC do Poder Judiciário tocantinense.
Considerando a estrutura da DTINF, no qual atualmente existem 4 divisões e o gabinete da diretoria, foram realizadas atividades ligadas a infraestrutura, governança, segurança da informação, banco de dados e desenvolvimento de sistemas. Os dados foram sintetizados na forma de gráficos, mas podem ser acessados e extraídos nos formatos pdf, excel.

 

1. Execução PETIC

Diante das metas colocadas para o Plano Estratégico a Diretoria de Tecnologia da Informação buscou efetivar em seu máximo o previsto e planejado, obtendo resultados relevantes, conforme se observa no gráfico 1.

 

Gráfico 1 – Resultado das metas PETIC 2020

 

 

 

 O gráfico 2 expõe o resultado global de execução do PDTI, considerando o período 2017-2020.

 

Gráfico 2 – Resultado PETIC

 

 

 Para isso foram considerados resultados parciais até o dia 09 de dezembro.

 2. PDTIC

Quanto ao PDTIC o resultado mostra que as ações de renovações contratuais foram realizadas de forma eficiente e que tivemos uma dificuldade maior em realizar as novas contratações. O processo licitatório na área de TIC demanda um estudo minucioso das soluções e muitas vezes terminam em processos frustrados, o que impõe o retorno do processo à fase de análise da demanda a fim de sanar as falhas que geraram a impossibilidade de licitar. Além desse fator, em 2020 as empresas enfrentaram uma grande crise em razão da pandemia do corona vírus, o que dificultou ainda mais o processo licitatório.

 

Gráfico 3 – Execução dos projetos do PDTI

 

 

 O gráfico 3 faz a análise dos mesmos dados, porém numa outra perspectiva. Aqui o percentual indica o quanto da execução de cada projeto impacta na execução global do PDTI. Podemos perceber que o Sistema GISE, os sistemas administrativos e o e-Proc Nacional foram os projetos mais expressivos dentro do contexto do PDTI do Tribunal de Justiça do Tocantins.

 3. Manutenção da Infraestrutura

O gráfico 4 faz uma análise da execução das ações de Manutenção da Infraestrutura de TIC, desconsiderando o que foi cancelado.

 

Gráfico 4 - Execução das ações de Manutenção da Infraestrutura de TIC

 

Quando analisamos as ações desconsiderando os itens cancelados o percentual de ações executadas sobe de 58% para 63%.

4. Governança de TIC

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins conseguiu em 2019 um índice de 0,71 e ocupou o 19º lugar na classificação por nível de maturidade. Em 2020 foi alcançada uma evolução obtendo índice 0,76 e passando a figurar na 17ª colocação. Com essa pontuação o TJTO se mantém no nível aprimorado. O gráfico 10 mostra o desempenho do Tribunal de Justiça do Tocantins nos quatro últimos anos.

 

Gráfico 5 – Índice iGov-TIC-JUD

 

No site do Conselho Nacional de Justiça e possível a obtenção de mais informações quanto a classificação geral dos Tribunais de Justiça do país.

 5. Desenvolvimento de Sistemas de Informação

O gráfico 6 mostra os estágios de execução das ações previstas para os projetos de Sistemas, considerando todas as ações previstas para o biênio 2019-2020, apreciando o que foi realizado até dia 09/12/2020.

Gráfico 6 - Execução das ações de Sistemas

 

 O gráfico 6 mostra os estágios de execução das ações previstas para os projetos do PDTI, considerando todas as ações previstas para o biênio 2019-2020 e realizadas até 09/12/2020.

 4. Central de serviços

Os usuários do Poder Judiciário do Tocantins - PJTO utilizam os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC tanto para a execução das atividades meio, administrativas, como para as atividades finalística, envolvendo o acompanhamento e julgamento de processos judiciais. Esses serviços são considerados essenciais para a execução das atividades institucionais, de tal forma que essa é uma atividade contínua da Diretoria de Tecnologia da Informação, motivo pelo qual faremos aqui uma análise dos chamados registrados por essa central no ano de 2020, até o mês de setembro.

Gráfico 7 – Chamados registrados em 2019 e 2020

 

 

O atendimento por esse canal teve início em 08 de agosto de 2018. Os dados expressos no gráfico 7 nos permitem concluir que a Central de Serviços atendeu uma média mensal aproximada de 1.657 chamados nos onze primeiros meses de 2020. Esse dado é suficiente para afirmarmos que a Central de Serviços tem uma contribuição importante na solução das demandas cotidianas recebidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação.

5. Outras informações

A título de publicidade o relatório ainda disponibiliza informações quanto as soluções de videoconferência, sistema eproc e relatórios judiciais, Business Intelligence, Justiça Cidadã, convênios, contratações temporárias, além da conformidade da auditoria.

Download do relatório

Resumo das ações da TIC em 2020 : PDF ou XLSX


Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTINF
Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

 

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