Monitoramento da Execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações - PDTIC 2021

Resumo das ações da TIC em 2021


O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTINF), cumprindo com sua função social de manter a sociedade tocantinense informada, além de atender ao princípio da publicidade, atendendo aos requisitos normativos que fundamentam a transparência quanto aos recursos públicos, publicou junto ao Relatório de Atividades 2021 do TJTO o resumo das principais ações de tecnologia da informação e comunicação.

As informações podem ser acessadas por meio de relatório ou ainda gráficos que apresentam o desempenho e deste modo permitem a sociedade, de modo público e acessível à consulta a dados e sua extração, garantindo deste modo o controle social sobre as atividades de TIC do Poder Judiciário tocantinense.

Considerando a estrutura da DTINF, no qual atualmente existem 4 divisões e o gabinete da diretoria, foram realizadas atividades ligadas a infraestrutura, governança, segurança da informação, banco de dados e desenvolvimento de sistemas. Os dados foram sintetizados na forma de gráficos, mas podem ser acessados e extraídos nos formatos pdf, excel.

1. Manutenção e Infraestrutura

Quanto as apenas as ações previstas a serem realizadas em 2021 o percentual de ações concluídas verificado foi de 67% e o de ações não iniciadas reduz para 2%.

Gráfico 1 - Execução das ações de Manutenção da Infraestrutura de TIC 2021

 

Outros 31% das ações previstas no PETIC e PDTIC são contínuas e estão com previsão de conclusão para o ano de 2022.

2. Governança de TIC

No que diz respeito a Governança da Tecnologia da Informação, percebe-se que foram realizados 30% das ações previstas, bem como outros 60% de ações em andamento conforme planejado.

Gráfico 2 - Execução das ações de Governança de TIC 2021

A melhoria dos processos de governança conforme os dados é um dos principais objetivos para 2022 com a implantação e amadurecimento das ações de Melhores práticas em atendimento à Resolução nº 370/2021 do Conselho Nacional de Justiça - ENTIC-JUD visando atingir o nível de excelência no iGOVTIC – JUD.

Para 2021 foram estabelecidos novos critérios de avaliação e elaborado novo questionário, que dá início a um novo ciclo para mensuração dos índices de maturidade dos tribunais. O resultado foi publicado no site do Conselho Nacional de Justiça e estão demonstrados na tabela a seguir.

 

Tabela 1 – Resultados iGovTIC – JUD 2021

 Nota do Órgão Nível de Maturidade
 45,3 Satisfatório
Temas avaliados Nota Nível de Maturidade
1. Atendimento e Suporte ao Usuário 7,0 Aprimorado
2. Estruturas Organizacionais e Macroprocessos 7,5 Aprimorado
3. Infraestrutura Tecnológica e Serviços em Nuvem 54,25 Satisfatório
4. Pessoas 0 Baixo
5. Riscos, Segurança da Informação e Proteção de Dados 47,25 Satisfatório
6. Sistemas de Informação 70,25 Satisfatório
7. Transformação Digital 49,25 Satisfatório
Classificação 2021
Segmento Porte Geral
26º (de 27) 34º (de 37) 89º (de 93)


3. Desenvolvimento de Sistemas de Informação

O gráfico 3 faz uma análise da execução das ações do PDTI previstas para o ano de 2021. Observa-se que 62% das ações previstas no PDTI foram concluídas, além de outros 36% que estão em andamento e possuem previsão de conclusão para 2022.

Gráfico 3 - Execução das ações do PDTI

O PDTI do TJTO é constituído de ações com previsão de execução para 2021 ou 2022, além de ações que serão executadas ao longo dos dois anos.

Quanto ao Balcão Virtual e Atendimento Virtual dos Gabinetes foram contabilizados mãos de 15 mil atendimentos em 2021 envolvendo mais de 700 profissionais interagindo na estrutura do TJTO.

Estatística de utilização até 31/12/2021

  • Entrou em funcionamento dia 19/03/2021
  • Total de atendimentos (conversas): 15.283
  • Total de mensagens trocadas: 261.765
  • Total de Agentes: 701
  • Total de Departamentos: 393


4. Central de serviços

Quanto aos atendimentos realizados pela Central de Serviços, em 2021 foram registrados 20.403 (vinte mil quatrocentos e três) chamados na central de serviços. A média mensal de chamados é 1.700 (mil e setecentos).

Gráfico 8 – Chamados recebidos pela central de serviços

Observa-se um crescimento quanto aos anos anteriores, notadamente decorrente de uma maior conscientização dos usuários, além de aprimoramentos da capacitação junto aos prestadores de serviços.

5. Outras informações

A título de publicidade o relatório ainda disponibiliza informações quanto as soluções de videoconferência, substituição de microcomputadores, serviços de impressão, de infraestrutura, além de doações realizadas pela DTINF.

Download do relatório

Resumo das ações da TIC em 2021: PDF ou XLSX


Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DTINF
Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

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