XIX Congresso Internacional em Direitos Humanos abre submissões de resumos expandidos

Hodirley Canguçu/Esmat A imagem mostra duas mulheres posando para uma foto, uma de cada lado de um banner que apresenta informações sobre o XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos.

Estudantes de graduação e de pós-graduação já podem submeter trabalhos científicos para apresentação durante o XIX Congresso Internacional em Direitos Humanos. O período de submissões, conforme o Edital n° 224, de 2026, começa nesta quarta-feira (9/9) e segue até 14 de outubro.

Realizado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Programa Associativo de Pós-Graduação Stricto Sensu em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH), o Congresso ocorrerá de 3 a 6 de novembro, no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), em Palmas (TO).

Nesta edição, o evento terá como tema “O direito internacional dos direitos humanos e o controle de convencionalidade”.

A seleção de trabalhos busca incentivar a produção científica e a troca de experiências acadêmicas, com espaço para apresentação de pesquisas em formato de banners durante a programação do Congresso.

Quem pode participar?

A seleção está dividida em duas categorias:

Categoria I – Iniciação Científica: destinada a trabalhos de estudantes de cursos de graduação, devidamente orientados(as) por docentes.

Categoria II – Pesquisa Acadêmica: voltada a trabalhos de estudantes de cursos de pós-graduação.

Para participar, os(as) interessados(as) deverão encaminhar um resumo expandido de até cinco laudas, nos formatos Word e PDF, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 14 de outubro.

Juntamente com o trabalho, deverá ser enviado comprovante de matrícula com as informações: instituição de ensino, nome completo do(a) estudante, matrícula e curso.

Também é preciso atenção ao assunto do e-mail, que deverá seguir obrigatoriamente o padrão estabelecido no edital:

SUBMISSÃO DE TRABALHO: [NOME DA CATEGORIA] – [NOME DO PRIMEIRO AUTOR]

A ausência da documentação ou das informações exigidas poderá invalidar a submissão.

Como deve ser o resumo?

O resumo expandido deverá ter:

  • título;
  • autor(es);
  • resumo;
  • palavras-chave;
  • introdução;
  • material e métodos;
  • resultados e discussão;
  • conclusão;
  • referências bibliográficas.

O resumo do trabalho deverá ter, no máximo, 800 caracteres. Autores(as) e orientadores(as) também deverão ser identificados(as) em notas de rodapé, com informações acadêmicas e institucionais, e-mail e link para o Currículo Lattes, conforme as especificações previstas no edital.

A revisão gramatical é de responsabilidade dos(as) autores(as), cabendo aos(às) professores(as)-orientadores(as) a supervisão e a revisão dos trabalhos antes da submissão.

E depois da aprovação?

Somente os trabalhos selecionados deverão ser transformados em banners impressos.

O material deverá ter 60 cm de largura por 90 cm de altura e apresentar, entre outros elementos, título idêntico ao do resumo, nomes dos(as) autores(as) e orientador(a), introdução, metodologia, resultados, conclusões, referências bibliográficas e instituição de fomento, quando houver.

Os trabalhos aprovados também deverão utilizar, no cabeçalho do banner, a identidade visual do XIX Congresso, que será disponibilizada pela Comissão Organizadora.

A apresentação dos trabalhos ocorrerá no dia 4 de novembro. Os banners deverão ser afixados no período da manhã, e a avaliação será realizada das 13h às 16h30.

Durante esse período, é obrigatória a permanência de pelo menos um(a) dos(as) autores(as) junto ao painel para responder às perguntas dos(as) avaliadores(as) e do público.

Não será permitida a apresentação por terceiros.

Para receber a certificação pela apresentação do trabalho, os(as) autores(as) também deverão estar inscritos(as) e ter participação efetiva no XIX Congresso Internacional em Direitos Humanos.

Coordenação

A coordenação geral do XIX Congresso Internacional em Direitos Humanos é do desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). A coordenação científica é do professor doutor Tarsis Oliveira, coordenador do PPGPJDH.

Mais informações sobre a programação e as demais atividades do Congresso Internacional em Direitos Humanos serão divulgadas no Portal e no Instagram da Esmat.


Modificado em:

Acessos:

51