TJTO recebe tribunais das cinco regiões brasileiras em workshop sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Representantes dos Tribunais de Justiça de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe, Piauí, Roraima, Rondônia e Distrito Federal participam nestas quarta e quinta (24 e 25/8), do I Workshop sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) promovido pelo Tribunal de Justiça do Tocantins. O treinamento acontece na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), ministrado pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação.

O diretor de logística do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Cleiton Ribeiro da Silva, ao se manifestar sobre o encontro disse que “a expectativa é de que o sistema seja um facilitador e haja evolução não só nos processos, com a redução de prazos, mas que também traga economia de papel e insumos”.

Cleiton informou que o primeiro grau jurisdicional, no Rio Grande do Sul, não tem nenhum sistema de processo eletrônico na parte administrativa. “Com a implantação do SEI, temos a expectativa de que todas as comarcas possam utilizar essa ferramenta. Isso vai facilitar, inclusive, a parte jurisdicional, colocando à disposição um sistema que hoje eles não têm”, concluiu.

O treinamento foi aberto pelo diretor geral do Tribunal de Justiça do Tocantins, Francisco Cardoso. Ele lembrou que o sistema criado Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4), “vem trazendo excelência na gestão dos processos da área administrativa e o TRF4 compartilha isso gratuitamente com todos os órgãos que têm interesse na administração pública”.

Cardoso informou que o Tribunal de Justiça do Tocantins foi o primeiro a implantar o SEI na Justiça Estadual e, por ser um exemplo de sucesso, foi solicitado pelo Conselho de Tribunais de Justiça do Brasil para dar suporte a outros tribunais que desejam implementar a ferramenta.

Convênio

O convênio entre o Conselho dos Tribunais de Justiça e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e os oito tribunais estaduais que aderiram ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o TJTO foi realizado na última terça-feira (26/7), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Representando o Judiciário tocantinense durante a cerimônia, o diretor de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Giralde, afirmou que desde a sua implantação no TJTO, o SEI vem propiciando agilidade e desburocratização na tramitação dos documentos e processos internos. “Com certeza é um marco para a Justiça tocantinense que hoje é seguida como modelo por vários tribunais estaduais”, afirmou.

No Tribunal do Tocantins, o SEI foi implantando em 2011 e desde então se tornou uma ferramenta importante na tramitação e gestão dos processos administrativos. E para mostrar às unidades interessadas todos os avanços tecnológicos alcançados com o Sistema, a Diretoria de Comunicação do TJTO produziu um Zap Justiça, que foi exibido durante a cerimônia.

O SEI já é utilizado por mais de 60 órgãos públicos no Brasil, incluindo o TJTO, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Superior Tribunal Militar (STM) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Luiz Pires e Maria Gabriela – Cecom/TJTO

Fotos: Rondinelli Ribeiro - TJTO

 


Modificado em:

Acessos:

5067