Filhos(as) promulgam Constituição do Amor de forma simbólica em homenagem às mães do Judiciário

Elias Oliveira Imagem de cima, mostra um grande número de mulheres, com os braços erguidos, posando para foto no holl do TJTO.

Amor, emoção, reconhecimento e criatividade. Assim foi marcada a programação especial do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) para homenagear aquelas que representam a força e a ternura no coração do Judiciário tocantinense. O evento foi realizado nesta sexta-feira (9/5), em homenagem ao Dia das Mães, comemorado neste domingo (11/5).

Com o tema “Mãe, Constituição do Amor!”, no evento, foi promulgada uma carta afetiva criada a partir da visão mais pura e verdadeira sobre o que é ser mãe: a dos filhos e filhas das servidoras e magistradas do Judiciário do Tocantins.

O documento, composto por sete artigos repletos de sensibilidade, foi apresentado em um vídeo institucional exclusivo, inspirado no ato histórico de Ulisses Guimarães, durante a promulgação da Constituição Federal em 1988.

Foto mostra a imagem, em tela, duas crianças em um vídeo e em primeiro plano uma mulher de costa enxugando as lágrimas

Mas a emoção não parou por aí. Cada artigo da Constituição do Amor foi lido por filhos e filhas de mães do Judiciário, o que tornou esse momento ainda mais especial e tocante, porque elas não sabiam. O vídeo foi uma surpresa que arrancou sorrisos e lágrimas, reforçando os laços entre mães e filhos.

Um dos momentos mais simbólicos foi protagonizado pela pequena Ivy Barbosa Matuoca, filha da servidora Celma Barbosa, que entrou solenemente com a nova carta magna: a Constituição do Amor. Com essa representação singela, Ivy falou por todos os filhos e filhas.

Reconhecimento que emociona 

Mais do que uma homenagem, a ação realizada pelos TJTO representa um gesto simbólico, um lembrete de que o amor que sustenta as famílias também fortalece as instituições. E o Judiciário do Tocantins reconhece que, por trás de uma profissional dedicada, existe uma mãe que equilibra sonhos, compromissos e afetos, todos com a mesma grandeza.

"Nós, mulheres, somos extremamente fortes. Hoje, estar aqui, não apenas como presidente do Tribunal de Justiça, mas como mãe, é uma honra imensa. Receber cada uma de vocês, mães, é um privilégio que me enche de alegria, porque ser mãe é também exercer um sacerdócio. É amar de forma incondicional”, destacou a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

Foto mostra a desembargadora Maysa de frente, falando ao microfone para um grande número de mulheres reunidas durante o evento.

Tenho certeza de que somos felizes, porque, além de fazermos a diferença na vida das pessoas por meio da nossa profissão, temos o poder de transformar a vida dos nossos filhos. Desde os primeiros passos, somos nós que orientamos, ajudamos e mostramos o melhor caminho.

Na ocasião, a presidente enfatizou que é grata a Deus pela oportunidade de ser mãe e desejou que cada mãe do Judiciário do Tocantins aproveite esse momento com o coração leve e cheio de amor. 

O evento contou com a presença da vice-presidente do TJTO, desembargadora Jacqueline Adorno; magistradas, diretoras e demais servidoras do Tribunal. 

Acesse abaixo o vídeo da promulgação da Constituição do Amor 

Acesse o PDF da ConstituiçãoDoAmorTJTO


Modificado em:

Acessos:

1022