
Encerrada a fase de mapeamento das funções e competências do Poder Judiciário, o projeto Gestão de Pessoas por Competências se prepara para iniciar uma nova etapa com as unidades judiciárias do 1º grau, em agosto.
O dimensionamento da força de trabalho é a segunda etapa do projeto e visa identificar o quantitativo de pessoas necessário para realizar um conjunto de atribuições em um determinado período, mediante uma estrutura, demanda e condições laborais.
A primeira parte desse trabalho foi desenvolvida de forma presencial, no último mês de abril, com as unidades-base do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO). A partir de agosto devem participar as demais unidades do 1º grau, de todas as 36 comarcas do Estado, de maneira virtual.
Gestora do projeto, Joyce Coelho Nogueira explica que a participação dos servidores(as) indicados(as) é de suma importância, pois são eles quem detém o conhecimento das demandas e das competências necessárias para o seu alcance.
“Com o dimensionamento da força de trabalho, além de identificar o quantitativo de pessoal necessário para compor o quadro funcional, podemos antecipar as necessidades de pessoas para atender as demandas provenientes do planejamento estratégico, auxiliar a gestão de pessoas com ações de integração, treinamento e capacitação, subsidiar a elaboração de concursos públicos e contribuir com a criação de padrões eficientes dos processos de trabalho”, destaca Joyce.
As reuniões de alinhamento estão previstas para acontecer nos dias 13, 14 e 15 de agosto, a partir das 14 horas, por videoconferência. Durante os encontros, as equipes do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (Gestcom) e da Divisão de Projetos da Diretoria de Gestão de Pessoas (TJTO) deverão orientar as unidades sobre o preenchimento da ferramenta que possibilitará o dimensionamento da força de trabalho, com base nas atividades que realizam diariamente.
Relatórios Finais
A Gestão por Competências do TJTO atualmente está na fase de análise das necessidades de capacitação e seus gaps (lacunas) de desenvolvimento.
A principal etapa do projeto já está praticamente concluída, tendo seu desfecho previsto para o próximo dia 26 de agosto, quando o Comitê Gestor receberá do Gestcom o relatório final do mapeamento de competências.
Quanto à segunda etapa, dimensionamento da força de trabalho, a previsão é de que o relatório final seja apresentado em outubro deste ano.