Presídio Barra da Grota recebe projeto de remissão por leitura

O Poder Judiciário, por meio da 2ª Vara Criminal e Execuções da Comarca de Araguaína, está levando o projeto de remissão por leitura para o presídio Barra da Grota. Nesta quarta-feira (4/12) foi lançado o projeto “Começando de Novo” com a proposta de incentivar a leitura e proporcionar a redução de pena aos participantes.

O lançamento, realizado dentro da Unidade Prisional Barra da Grota, foi coordenado pelo juiz titular da 2ª Vara Criminal e Execuções Penais de Araguaína, Antonio Dantas de Oliveira Júnior. Participaram do evento, o juiz auxiliar da 2ª Vara Criminal e Execuções Penais de Araguaína, Heriberto e Silva Furtado Caldas; Reassilva Trilha Muniz, coordenadora Pedagógica da faculdade ITPAC; Rodolfo Petrelli, representante da faculdade Católica (FACDO); o doutor Leonardo Dias Ferreira, presidente do Conselho da Comunidade e João Osmar Alencar Carvalho, bibliotecário do sistema prisional.

O projeto foi bem recebido pelos reeducandos do Barra da Grota, que  apresentaram uma peça teatral na abertura e fizeram uma oração de agradecimento, conduzida pela pastora Samara Ribeiro. Futuramente o projeto será realizado também na Casa de Prisão Provisória de Araguaína e Unidade de Regime Prisional Semiaberto.

A proposta prevê a leitura de obras literárias, clássicas, científicas ou filosóficas, com a remissão de até 4 dias de pena, após a entrega de relatório ou resenha. No período de 21 a 30 dias o detento poderá ler um livro, ou seja, no máximo12 por ano. Uma comissão deverá ser nomeada pelos diretores das Unidades Prisionais para acompanhar a execução do projeto.

 

Segundo o juiz Antonio Dantas de Oliveira Júnior a remissão por leitura pretende valorizar a pessoa do preso, oportunizando o crescimento intelectual e aperfeiçoamento humano. “O projeto ‘Começando de Novo’ visa trazer a leitura aos reeducandos do sistema prisional de Araguaína, como auxílio na ressocialização, isso porque somente se adquirirá a verdadeira liberdade com a educação”.


Modificado em:

Acessos:

2090