
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, participa até este sábado (18/1) da programação da 14ª edição do encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil - Consepre, realizada em Rio Quente, Goiás. O encontro é o primeiro de 2025, mas marca o encerramento da atuação da desembargadora tocantinense como integrante da diretoria do Consepre no cargo de vice-presidente de Cultura. Também acompanharam o evento, a juíza auxiliar da Presidência do TJTO, Rosa Maria Gasire Rossi, a chefe de gabinete Jeane Justino, a diretora de Comunicação Kézia Reis, o chefe da assessoria militar, cononel Jaizon Veras Barbosa e equipe técnica.
Ao se despedir, a presidente do TJTO agradeceu a parceria dos membros da diretoria do Consepre, em especial ao presidente, desembargador Carlos França.
“Agradeço a feliz convivência com os colegas presidentes, que de forma harmoniosa possibilitou a rica troca de experiências, essencial para o fortalecimento do Judiciário estadual”, afirmou.
Também concluiu a sua segunda gestão como presidente do Consepre, o desembargador Carlos França, do Tribunal de Justiça de Goiás. O desembargador agradeceu o apoio de todos os presidentes de tribunais durante os últimos quatro anos.
Durante a abertura do encontro, o desembargador de Goiás ainda destacou que o Consepre é um espaço essencial para debater as demandas e políticas públicas da Justiça Estadual, responsável por cerca de 80% das ações judiciais no Brasil. “O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça tem sido fundamental para que possamos dialogar sobre as necessidades reais do Judiciário estadual e buscar soluções integradas para os desafios que enfrentamos diariamente”, disse, ao destacar a importância da nova gestão, liderada pelo desembargador Francisco Oliveira (TJSC).
A abertura do 14º encontro contou com a participação do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; de presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais de todo o país, incluindo muitos presidentes eleitos; do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; da ouvidora nacional da mulher e conselheira do CNJ, Renata Gil; do conselheiro do CNJ, Marcello Terto e Silva; do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Lizandro Gracia Gomes Filho, representando o corregedor nacional de Justiça, Ministro Mauro Campbell; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara.
Posse da nova Mesa Diretora
A programação ainda foi marcada pela posse dos novos membros da mesa diretora, liderada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto.
"Uma das minhas características é estar sempre junto àqueles que somam forças e somam trabalho para podermos desenvolver cada vez mais o Consepre", afirmou o presidente empossado.
O desembargador Oliveira Neto ainda parabenizou o trabalho da gestão que o antecedeu, nominando o ex-presidente França e todos os demais integrantes. O magistrado ainda falou sobre os desafios da Justiça Estadual e a importância da unidade entre os tribunais por meio da atuação séria e propositiva do Consepre.
Além do desembargador Francisco Oliveira, também foram empossados o presidente do TJ Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, como vice-presidente; o presidente do TJ Rio Grande do Sul, desembargador Alberto Delgado Neto, como vice-presidente de Relacionamentos Institucionais; a presidente do TJ Bahia, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, como vice-presidente de Cultura; e o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, como vice-presidente de Tecnologia.