
Na quinta, 14, participantes do 3º Encontro Nacional dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário visitaram o edifício-sede do Poder Judiciário do Pará. O evento encerrou na quinta-feira, 14, e teve como eixo de discussão "Inteligência da Amazônia: saberes e soluções inovadoras para a justiça".
Participaram da visita mediada, o Juiz de Direito Marcelo Laurito Paro, membro do Grupo Operacional do CINUGEP - Centro de Inteligência do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins; as servidoras Adriana Reis Dutra e Sabrina Assakawa Ludgero Leal, lotadas no CINUGEP/Tocantins; e o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Sílvio Dagoberto Orsatto, Coordenador Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – COJEPEMEC/TJSC.
A visita teve a mediação do analista judiciário e diretor do Departamento de Documentação e Informação, Rodolfo Marques.
Os magistrados e servidoras conheceram algumas das principais dependências da sede do PJPA: a Biblioteca Des. Antônio Koury; as duas escadarias, o Salão Nobre da Presidência do Tribunal e o Plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares.
Ao final da visita, foram ofertados aos magistrados e servidoras kits com as três obras relançadas por ocasião do sesquicentenário do Tribunal de Justiça do Pará, comemorado em 3 de fevereiro de 2024: “História do Tribunal de Justiça e o Escorço dos desembargadores de 1874 a 1963”, de autoria do desembargador Raul Braga; “A História da Magistratura Paraense”; do desembargador Sílvio Hall de Moura e; “História do Poder Judiciário do Pará”, escrito pelo desembargador Almir de Lima Pereira.