Em parceria com o Poder Judiciário, curso de Direito da Unicatólica realiza simulação do Tribunal do Júri para alunos na Comarca de Palmas

Rondinelli Ribeiro Três estudantes de Direito da Unicatórlica, vestidos com roupas escuras, no Salão do Júri do Fórum de Palmas, simulando um júri
Estudantes de Direito da Unicatólica em simulação de uma sessão do Tribunal do Júri

Com apoio do Poder Judiciário tocantinense, o Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica) realiza, nesta terça-feira (23/4), a simulação de uma sessão do Tribunal do Júri na sede da Comarca de Palmas, Fórum Marques São João da Palma. A aula prática, que deve durar todo o dia, foi idealizada pelo professor Antônio Cezar Mello e contou com a participação do coordenador do curso de Direito da UniCatólica, Eric Migani.

Durante a atividade, os alunos do primeiro semestre do curso de Direito da UniCatólica simulam o julgamento de um caso real, desempenhando as diversas funções necessárias nas sessões do Tribunal do Júri, como juiz presidente, membros do Ministério Público, advogados de defesa, jurados, acusados, oficiais de justiça e servidores auxiliares policiais.

No Salão do Tribunal do Júri, ao fundo, sentados na tribuna, o juiz Cledson Nunes e a juíza Flávia Bovo, diretora do Fórum de Palmas

Na abertura da atividade, a diretora do Fórum da Comarca de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo, destacou a importância do júri simulado: “O júri simulado permite que os alunos conheçam como funciona o julgamento de um processo do júri na prática. Eles estão tendo a oportunidade de vir ao plenário do júri, de ver como se posicionam tanto defesa, acusação, os jurados, e quais os procedimentos que devem ser adotados. Esse contato mais direto é essencial para a formação deles”, ressaltou a diretora.

O juiz titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas, Cledson José Dias Nunes, também destacou a importância de realizar a atividade no ambiente forense: “Os alunos poderão vivenciar a realidade de uma sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Palmas, inclusive atuarão nas dependências do salão do júri e utilizarão todos os equipamentos que são disponibilizados aos operadores do direito que atuam nas sessões que realizamos semanalmente. Para alguns alunos, esse é o primeiro contato com o ambiente do fórum, onde muitos atuarão num futuro breve”, destacou o magistrado.

 

Universitários

Organizador da dinâmica, o professor Antônio Mello destaca que essa atividade é necessária para o desenvolvimento dos universitários. “A ideia é a gente trabalhar com os estudantes a questão da hermenêutica, que é a parte de interpretação da norma jurídica, e trabalhar os conceitos de justiça, trazendo-os para a prática, aproximando os estudantes daquilo que todo aluno de primeiro período é apaixonado, que é o júri. Agradecemos ao Tribunal de Justiça e ao Fórum de Palmas por ter aberto as portas para essa dinâmica e por aproximar os estudantes dos Poder Judiciário”, falou o professor.

Para a aluna Maria Grabriele, que participou pela primeira vez de um júri simulado, a experiência foi satisfatória. “Eu aprendi muito aqui, apesar de não ter participado de forma direta”, destacou.

O estudante João Augusto, do 1º período de Direito da Unicatólica, também disse que a experiência foi válida, definindo como uma mistura de teoria e pratica. “Teoria com que eu já tinha estudado muito e a prática veremos agora”, comentou, revelando que não conhecia, mas imaginava como seria um júri.


Modificado em:

Acessos:

510