
Os servidores da Comarca de Araguaína se reuniram nesta sexta-feira (6/12) em um ato de conscientização e apoio à igualdade de gênero, em alusão ao Dia Nacional da Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência Doméstica. Durante a ação, os participantes usaram o Laço Branco, símbolo da campanha global que incentiva os homens a se posicionarem contra a violência doméstica.
A adesão dos servidores à campanha demonstra o compromisso de todos com a promoção e construção de uma sociedade justa e livre de violência. Além disso, reforça que essa luta é responsabilidade de todas as pessoas, inclusive dos homens, que devem atuar como agentes de mudança.
Mobilizações como essa demonstram a importância de políticas públicas e o papel da sociedade no enfrentamento de questões relevantes, levando temas importantes para o interior das casas de justiça. Os servidores do Fórum enfatizaram a necessidade de engajamento na ação para construir um futuro igualitário.
Simbolismo
A data foi criada em memória a uma tragédia que marcou a história: o massacre na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, em 1989, quando 14 mulheres foram assassinadas por um homem que se declarou contrário à presença feminina no ambiente acadêmico. O evento trágico deu origem ao movimento do Laço Branco, que desde então busca envolver os homens na luta pela erradicação da violência de gênero.
No Brasil, a campanha do Laço Branco tem ganhado força, ecoando a mensagem de que a violência de gênero deve ser combatida por todos. Iniciativas como esta são fundamentais para lembrar que a transformação cultural e social começa com atitudes individuais e coletivas de empatia, respeito e responsabilidade.