Em Araguaína, servidores do Fórum adotam Laço Branco em mobilização pelo fim da violência contra as mulheres

Divulgação Fotografia colorida onde um grande grupo de homens está reunido em volta de um grande sofá preto. Alguns estão sentados e outros em pé. Em meio deles, tem uma mulher de vestido preto. Estão sentados em frente a lateral de uma rampa de cor bege.

Os servidores da Comarca de Araguaína se reuniram nesta sexta-feira (6/12) em um ato de conscientização e apoio à igualdade de gênero, em alusão ao Dia Nacional da Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência Doméstica. Durante a ação, os participantes usaram o Laço Branco, símbolo da campanha global que incentiva os homens a se posicionarem contra a violência doméstica.

A adesão dos servidores à campanha demonstra o compromisso de todos com a promoção e construção de uma sociedade justa e livre de violência. Além disso, reforça que essa luta é responsabilidade de todas as pessoas, inclusive dos homens, que devem atuar como agentes de mudança. 

Mobilizações como essa demonstram a importância de políticas públicas e o papel da sociedade no enfrentamento de questões relevantes, levando temas importantes para o interior das casas de justiça. Os servidores do Fórum enfatizaram a necessidade de engajamento na ação para construir um futuro igualitário.  

Simbolismo 

A data foi criada em memória a uma tragédia que marcou a história: o massacre na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, em 1989, quando 14 mulheres foram assassinadas por um homem que se declarou contrário à presença feminina no ambiente acadêmico. O evento trágico deu origem ao movimento do Laço Branco, que desde então busca envolver os homens na luta pela erradicação da violência de gênero.

No Brasil, a campanha do Laço Branco tem ganhado força, ecoando a mensagem de que a violência de gênero deve ser combatida por todos. Iniciativas como esta são fundamentais para lembrar que a transformação cultural e social começa com atitudes individuais e coletivas de empatia, respeito e responsabilidade.


Modificado em:

Acessos:

360