
O Tribunal Pleno do Estado do Tocantins empossou, em sua Sala de Sessões, na tarde desta sexta-feira (07/12), o novo integrante da Corte que vai ocupar a vaga reservada ao 5º Constitucional da Ordem dos Advogados. O novo Desembargador substitui Antônio Félix que se aposentou em junho de 2012, após completar 70 anos de idade.
Na abertura da solenidade de posse, que contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, advogados, além de familiares do novo magistrado, a Presidente do TJTO, Desembargadora Jacqueline Adorno, deu as boas vindas ao novo magistrado. Aos veículos de imprensa, em entrevista, ela afirmou que o judiciário tocantinense caminha para a normalidade. “Estamos alegres com a posse do novo membro que integra a vaga da advocacia, estamos caminhando para a normalidade do Tribunal com harmonia e segurança aos jurisdicionados”,
O Desembargador Marco Villas Boas, ao saudar o novo integrante da Corte em nome de todos, destacou a importância da unidade entre o Poder Judiciário e a Advocacia para o bem de toda sociedade, que, segundo ele “caminha a passos céleres em posição de destaque econômico e cultural”. Villas Boas enalteceu o novo membro. “Recompondo o Tribunal temos o privilégio de termos ao nosso lado pessoa honrada”, destacou.
Em seu primeiro pronunciamento como integrante do Tribunal de Justiça, o Desembargador Ronaldo Eurípedes se comprometeu em respeitar com afinco o Estado Democrático de Direito. “Sou consciente da responsabilidade do ofício, da confiança depositada em mim, mas sei que corresponderei às expectativas... falo isso com a confiança respaldada na minha conduta, que segue e seguirá pautada pelo respeito absoluto ao estado de direito e, acima de tudo, na fé inabalável que tenho em Deus, que sempre me guiará.”
O Juiz de Direito convocado para o Tribunal e Presidente da Associação Tocantinense dos Magistrados (Asmeto), Helvécio de Brito Maia, destacou a importância do advogado enquanto juiz no TJ e saudou o novo integrante da Corte em nome da associação. “Sabemos que exercerá suas funções funcionais com a mesma qualidade e zelo com que atuou na advocacia”.
O Presidente da Ordem dos Advogados, Seccional Tocantins, fez questão de elogiar a celeridade com a qual a Corte tratou a formação da lista tríplice. Ele destacou o momento histórico para a Ordem e para o Poder Judiciário tocantinense. “Hoje, é um dia de muita satisfação para a OAB. Pela primeira vez elegemos o representante do 5º Constitucional, ao selecionarmos seis dentre 29 colegas, por meio de um processo tranquilo e transparente”, e demonstrou a satisfação em ter o Desembargador Ronaldo Eurípedes como representante da classe, ao demonstrar orgulho por sua passagem pela advocacia.
Representando o Ministério Público Estadual, o Procurador de Justiça Ricardo Vicente exaltou o novo membro que integra o Segundo Grau. “O Senhor foi uma bandeira na advocacia, agora será uma bandeira no Poder Judiciário.”
Este foi um momento histórico para o Poder Judiciário tocantinense e a Ordem dos Advogados Seccional Tocantins. Pela primeira vez, após a implantação do Estado, a OAB pôde indicar um membro para compor a mais alta Corte da Justiça, uma vez que em sua primeira composição, em 1989, a indicação para o 5º Constitucional da advocacia, do qual o Desembargador Antônio Félix, foi realizada pela OAB Seccional Goiás.
Nomeação
O Governador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, nomeou o advogado Ronaldo Eurípedes, na manhã desta sexta-feira (07/12), para compor o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins na vaga reservada ao 5º Constitucional da Ordem dos Advogados.
Breve curriculum
Ronaldo Eurípedes de Souza, 51 anos, é natural de Ituiutaba (MG) e está no Tocantins há mais de 20 anos. Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, o magistrado já trabalhou no Banco do Brasil e em seu próprio escritório de advocacia.
Foi sócio fundador da Associação Tocantinense dos Advogados e é seu atual presidente.
O Desembargador que assume é casado com Inês Ribeiro e Pai de três filhos.
TJTO






