Debates sobre saúde mental e qualidade de vida encerram programação da Semana da Saúde

Encerando a programação da 3ª Semana da Saúde do Tribunal de Justiça, saúde mental e qualidade de vida foram temas de palestras na tarde desta quinta-feira (06/09). Os participantes puderam ainda receber atendimentos, serviços e orientações nos estandes, e prestigiar uma apresentação cultural.  

A palestra “Saúde mental e trabalho: qual a relação” foi ministrada pelo doutor em psicologia Carlos Mendes, que falou sobre a mudança nas relações sociais. Segundo o palestrante, as pessoas não se apoiam mais em instituições como a igreja, o governo e a família; e buscam suprir carências emocionais por meio do consumismo e do hedonismo. “As pessoas querem evitar o sofrimento. Elas buscam suprir carências desligando a mente. Mas o sofrimento é algo pelo qual todos nós iremos passar. A questão é: o que vamos fazer com o sofrimento? Ele pode ser uma mola mestra para nos impulsionar”, disse, destacando que as pessoas precisam resolver os problemas na mente, em vez de usar soluções paralelas, como uso de medicamentos.

Já a palestra “Qualidade de vida no trabalho” foi ministrada pelo doutor Flávio Cavalcante, médico especialista em Nutrologia e Nutrição Enteral e Parenteral. “A qualidade de vida é um conjunto de fatores que envolvem bem-estar físico, mental e social em harmonia. Estamos na contramão da saúde e isso reflete no trabalho”, explicou o palestrante ao listar dicas para se ter qualidade de vida, como alimentação saudável, prática de atividades físicas, sono adequado e hidratação.

Apresentação cultural

Ao final das palestras, os participantes subiram para o hall do Tribunal de Justiça e prestigiaram uma apresentação de capoeira realizada pelos alunos do Colégio Militar do Aureny III.

 

Texto: Jéssica Iane / Foto: Rondinelli Ribeiro

Comunicação TJTO

 


Modificado em:

Acessos:

1843