
O Tribunal de Justiça do Tocantins recebe nesta quinta e sexta-feira (19 e 20/9) a consultora Thayane Luna, da Elo Group, contratada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para conhecer as boas práticas e as experiências de gestão do judiciário tocantinense. A visita será realizada porque o Tocantins concorre, juntamente com outros nove estados, a uma vaga para a terceira fase do projeto de Diagnóstico e Fortalecimento dos Judiciários Estaduais, o qual construirá um modelo de alocação de recursos humanos e orçamentários para os TJs de todo o Brasil. O projeto busca melhorar a gestão dessas espécies de recursos e ampliar o acesso à justiça. Esta é a segunda etapa e segue até fevereiro de 2014 e, ao final, somente três tribunais serão selecionados.
O Tocantins hoje já é destaque nacional por conta do seu sistema eletrônico de processos, o e-Proc, e pelo funcionamento do Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom) com atuação na justiça de 1º grau com a finalidade de dar mais celeridade ao rito processual.
Durante sua visita técnica, Thayane Luna realizará entrevistas em profundidade com magistrados e servidores. As entrevistas em profundidade são muito usadas em trabalho de diagnóstico porque o entrevistador possui a liberdade de adentrar em determinados pontos da discussão que, geralmente, não são previstas em outras modalidades de coleta de dados.