Comissão de Prevenção do Assédio do TJTO leva informação e diálogo à Comarca de Araguaína

Fotos: Rondinelli Ribeiro A desembargadora Hélvia Túlia fala ao microfone e gesticula diante do público durante a roda de conversa do projeto “Cassédio Itinerante”, no auditório do Fórum de Araguaína. Os participantes acompanham a atividade sentados em poltronas dispostas em frente ao palco.
Desembargadora Hélvia Túlia conduz roda de conversa do projeto “Cassédio Itinerante” no Fórum de Araguaína

Informação, escuta, diálogo e reflexão marcaram a roda de conversa do projeto “Cassédio Itinerante: Conectar para Proteger, Ouvir para Respeitar”, realizada nesta quinta-feira (27/8), no Fórum de Araguaína. A atividade,realizada pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cassédio/TJTO), a abriu as ações itinerantes da Comissão no 2º semestre do ano.

A iniciativa reuniu magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) com momentos de orientação sobre respeito, dignidade e prevenção no ambiente de trabalho. Presidente da Comissão, a desembargadora Hélvia Túlia conduziu a conversa e destacou o caráter educativo da iniciativa.

Ao longo da conversa, a magistrada explicou que o assédio pode se manifestar de diferentes formas e relações, inclusive entre colegas, além das situações entre superiores e subordinados. A desembargadora também chamou atenção para condutas silenciosas, como isolamento, exclusão e retirada de autonomia.

A desembargadora Hélvia Túlia também ressaltou que a construção de um ambiente saudável não significa eliminar cobranças, mas garantir que elas sejam feitas com respeito.

“Respeito não elimina cobrança. Vamos ter cobrança no nosso ambiente de trabalho? Sim. Todos nós temos. Mas essa cobrança precisa ser respeitosa”, afirmou.

O evento está alinhadalo à Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no Poder Judiciário, instituída pela Resolução CNJ nº 351/2020.

 

Participação

Para tornar o encontro mais participativo, a Comissão realizou uma dinâmica com 10 frases relacionadas ao assédio moral, assédio sexual e discriminação. Cada participante recebeu uma frase, foi convidado a ir à frente, fazer a leitura e explicar o que havia compreendido. Na sequência, a desembargadora Hélvia Túlia complementava a fala, trazendo exemplos e esclarecimentos sobre cada tema.

A estagiária Amanda Gabrielly Oliveira de Lacerdal recebeu a mensagem “A intenção de quem pratica a conduta não apaga o sofrimento causado em quem a recebe”.

“Temos que ter muito cuidado com a forma como agimos no ambiente de trabalho, porque nossas atitudes e nossas falas podem ser interpretadas de maneira diferente pelo nosso colega”, pontuou Amanda.

Para a servidora Márcia Sousa Almeida, com 22 anos de atuação no Judiciário, iniciativas como essa fortalecem a segurança e o conhecimento dos servidores.

A desembargadora Hélvia Túlia, à esquerda, observa a servidora Márcia, que fala ao microfone durante a roda de conversa do projeto “Cassédio Itinerante”, no Fórum de Araguaína. Ao centro, há um púlpito de acrílico.

“É sempre bom sermos conscientizados de quais são os nossos direitos, quais são as portas que nós temos, quais são as proteções como servidores do TJ que nós temos, para buscar ajuda se assim for necessário”, afirmou.

Márcia também frisou a importância do acolhimento oferecido pelo Poder Judiciário. “Saber que a gente tem esse acolhimento, essa compreensão e esse cuidado faz com que a gente trabalhe com mais alegria e segurança”, completou.

Para o juiz Fabiano Ribeiro, diretor do Foro da Comarca de Araguaína, a ação contribuiu para esclarecer dúvidas e fortalecer uma postura de maior cuidado nas relações profissionais.

“A desembargadora foi muito precisa em esclarecer quais condutas dão margem ao assédio moral e sexual. Com esse esclarecimento, vamos ter uma postura de todos de mais cuidado e uma segurança maior no ambiente de trabalho”, avaliou.

Segundo o magistrado, a iniciativa também demonstra a preocupação do Tribunal com a qualidade de vida de quem atua no Judiciário.

“Os servidores estão se sentindo abraçados pelo próprio Tribunal de Justiça, percebendo que o Tribunal se preocupa com a qualidade de vida de cada servidor no seu ambiente de trabalho”, afirmou.

Também participaram da roda de conversa os(as) juízes(as) Milene de Carvalho Henrique, Renata Teresa da Silva Macor e Deusamar Alves Bezerra.

Próximas ações

Depois de passar por Araguaína, o Cassédio Itinerante segue nesta sexta-feira (28/8) para outras duas comarcas do norte do Tocantins:

  • Araguatins, às 13h;
  • Augustinópolis, às 15h.

Modificado em:

Acessos:

44