
Mapeamento realizado pelo Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV) de Palmas identificou mais de 200 instituições relacionadas ao atendimento de pessoas em situação de violência na Capital, incluindo serviços públicos, privados e de organizações da sociedade civil. A partir do levantamento de dados em 68 dessas instituições, foi elaborado um relatório detalhado com as principais necessidades das vítimas na região, contribuindo para a busca de soluções para esses desafios.
Segundo a técnica responsável pelo CEAV Palmas, psicóloga Aruana Guedes, o mapeamento da rede de atendimento tem permitido oferecer um acolhimento mais humanizado e seguro, representando um avanço importante no atendimento e assistência às vítimas de crimes e atos infracionais na região. “Estamos comprometidos em continuar aprimorando nosso trabalho e fortalecendo parcerias para assegurar que as vítimas recebam o apoio e cuidado que merecem”, destaca.
O conhecimento adquirido durante o mapeamento tem permitido que o CEAV priorize o encaminhamento das vítimas para a rede de apoio. Isso possibilita que a equipe do CEAV monitore os encaminhamentos, garantindo a efetividade e a assistência contínua às vítimas e seus familiares.
Acolhimento
Com essas ações, o CEAV de Palmas está preparado para acolher e orientar de forma segura e eficaz, representando um avanço significativo no apoio às vítimas de crimes e atos infracionais na região. Este trabalho representa um marco importante para garantir que as vítimas recebam a assistência e o cuidado de que precisam.
Nesse sentindo, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) tem se empenhado na estruturação da Política do Poder Judiciário de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, com parcerias trabalhadas por meio do CEAV. Essas ações visam aprimorar a tomada de decisões, o direcionamento adequado das vítimas aos serviços disponíveis e a identificação de necessidades específicas que precisam ser supridas.
CEAV
O Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV) funciona no Fórum da Comarca de Palmas e está pronto para acolher de forma humanizada e não revitimizadora, bem como orientar e realizar de forma segura e efetiva o encaminhamento de vítimas de crimes e atos infracionais e seus familiares.