As Turmas Recursais são órgãos colegiados que funcionam como a segunda instância do sistema processual dos juizados especiais. Integradas cada uma por 3(três) juízes, o colegiado julga os recursos oriundos dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública.

Enquanto nos Juizados Especiais é facultada a representação da parte por advogado nas causas de até vinte salários mínimos, nas Turmas Recursais as partes são obrigatoriamente representadas por advogados.

Ainda, enquanto o acesso aos Juizados Especiais independem, em primeiro grau de jurisdição, do pagamento de custas, taxas ou despesas, nas Turmas Recursais, ressalvada a hipótese de assistência judiciária gratuita, exige-se o preparo do recurso, bem como todas as despesas processuais dispensadas no primeiro grau de jurisdição.

No Tocantins há 2(duas) turmas recursais, cada uma composta por 3(três) juízes de direito, escolhidos pelo Pleno do TJTO para um mandato de 2(dois) anos.

Atualmente, as Turmas Recursais no Tocantins possuem os seguintes integrantes com mandato para vigorar no biênio 2020/2022:

 PRIMEIRA TURMA RECURSAL

- Nelson Coelho Filho (Presidente)
- Luciana Costa Aglantzakis
- José Carlos Tajra Reis Júnior

SEGUNDA TURMA RECURSAL

- Deusamar Alves Bezerra (Presidente):
- Ciro Rosa de Oliveira
- Jossanner Nery Nogueria Luna