Conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, em especial o câncer de próstata, é o objetivo da campanha Novembro Azul e, também, da programação que o Centro de Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cesau/TJTO) promove nesta quinta-feira (24/11). O evento, que será realizado no prédio do TJTO, contará com exames de sangue gratuitos, a partir das 8h30, sorteio de brinde para os inscritos e talk show às 11 horas, com o médico Diego Noleto, especialista em Medicina de Família e Comunidade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido a tumor na próstata, sendo a doença o segundo tipo de câncer mais frequente entre pessoas do sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele não-melanoma.

O câncer de próstata pode ter 90% de chances de cura, se detectado na forma inicial, por isso, a recomendação de especialistas é que homens, a partir dos 50 anos de idade, procurem um urologista ao menos uma vez ao ano, para realizar exames de toque retal e também de sangue, para avaliar a dosagem do antígeno prostático específico (PSA).

Texto: Neuracy Viana

Comunicação TJTO