Com o intuito de promover a dignidade e a solidariedade natalina, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) está arrecadando itens de higiene pessoal, que serão entregues às detentas das quatro unidades prisionais femininas do Estado. A campanha propõe, ao todo, montar cerca de 200 sacolas, na quais conterão toalhas de banho e rosto, chinelos e kits de higiene, e principalmente absorventes. Os interessados têm até o dia 3 de dezembro para realizarem a entrega dos materiais.

“Nós temos que contribuir, sobretudo nós mulheres, porque nós sabemos o quanto é constrangedor não ter o mínimo necessário para utilização, principalmente durante o período menstrual”, afirmou a chefe de gabinete da Presidência do TJTO, Kênia Cristina de Oliveira, ressaltando ainda que essa ação do TJTO, realizada em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e o Fórum da Comarca de Palmas, busca oferecer o mínimo de condições de higiene a essas mulheres.

Condições básicas
Ainda de acordo com a chefe de gabinete, “as pessoas lembram das crianças e dos idosos, mas esquecem que essas mulheres também fazem parte da sociedade e que vão voltar a conviver conosco. Então, o que podemos fazer pelo ser humano, o nosso semelhante, é proporcionar condições básicas, e a essas mulheres, a higiene necessária que elas tanto precisam”, concluiu.

A ação conta também com o apoio da Secretaria de Cidadania e Justiça, que auxiliará na distribuição dos materiais. Os interessados em colaborar deverão procurar a diretoria de suas unidades para pegar as sacolas e montar os kits, que depois deverão ser entregues na sala do Cerimonial do TJTO.

 

Texto: Rosimeire Alves Sousa

Comunicação TJTO