Para contribuir com a manutenção dos estoques de sangue no Estado, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), através do Centro de Saúde, recebeu nesta quarta-feira (22/9) a unidade móvel da Homorrede do Tocantins. A ação, que teve a participação de servidores, faz parte da programação da 1ª Semana Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

A enfermeira Regiane Peixoto, que faz parte da equipe do Centro de Saúde do TJTO e participou da coordenação da ação de doação de sangue, pontuou sobre a importância de doar e a preocupação com a baixa nos estoques. “O Hemocentro é responsável por abastecer o estoque de sangue de todo o Estado, então a manutenção deste estoque precisa ser constante para que não se chegue a níveis de desabastecimento. A doação salva vidas. É importante que quem já seja doador continue a doar e quem ainda não é, que passe a fazer essa boa ação”, ressaltou.

Presente durante a ação e doador de sangue frequente, o juiz titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas, Cledson Nunes, destacou a importância da parceria do TJTO com a Hemorrede. “Penso que é importante essa iniciativa tanto pelo aspecto pessoal, pois já doei e sigo essa prática, quanto pelo aspecto profissional, já que enquanto magistrado costumava aplicar como medida alternativa a doação de sangue. Fico feliz também de ver o Tribunal de Justiça com essa iniciativa e chamando os servidores para colaborarem. É uma ação muito importante e que salva vidas”, destacou.

Onde doar

A assistente social Doroteia Severino, que faz parte da equipe de captação de doadores do Hemocentro, explica que em Palmas os locais de doação são: Hemocentro Coordenador de Palmas (Quadra 301 norte, conjunto 02, LT 01) e o anexo no Hospital Geral de Palmas (HGP). O primeiro funciona, durante a semana, das 7 às 18h30, e o segundo das 7 às 18 horas. Os atendimentos também são realizados aos sábados das 7 às 12h30.

A profissional também agradeceu a parceria com o TJTO. “Somos gratos pela parceria, que é de suma importância para que tenhamos um estoque satisfatório que atenda as demandas da população que precisa de sangue”, lembrou, antes de pontuar que os parceiros interessados em realizar ações como estas podem entrar em contato através dos telefones 3218-3232, 3218-7336 ou 0800-462-8822.

A assistente social também alertou a população sobre alguns requisitos importantes que devem ser observados na hora de doar sangue. O candidato precisa ter de 16 a 69 anos, peso superior a 50 kg, estar saudável e apresentar documento oficial com foto. Ela também afirmou que todos os protocolos de segurança para evitar o contágio da Covid-19 estão sendo seguidos nas unidades.

Além de Palmas, a Hemorrede do Tocantins tem unidade nas cidades de Araguaína, Augustinópolis, Gurupi e Porto Nacional.

Texto: Samir Leão / Fotos: Rondinelli Ribeiro

Comunicação TJTO