A Rede TO Sustentável divulgou nesta quarta-feira (2/6) a programação do “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária”, que vai acontecer nesta segunda-feira (7/6), das 8 às 18 horas, na área externa do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Durante a ação, servidores, magistrados, e pessoas da sociedade em geral podem fazer doação de materiais recicláveis.

A abertura do evento ocorrerá às 8 horas, no hall de entrada do TJTO, e contará com a presença de autoridades, de representantes da Rede TO Sustentável e das associações beneficiadas com a ação.

Das 8 às 9 horas, serão oferecidos aos catadores de recicláveis os serviços do Espaço Saúde do TJTO. Na ocasião, eles poderão fazer aferição da pressão arterial, exame de glicemia e obter orientações sobre diabetes e hipertensão. Neste horário, também haverá a entrega de cestas básicas e kits de prevenção para a Covid-19 aos presidentes da Associação Reciclopalmas e da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa).

Às 9 horas, alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) farão o plantio de mudas de árvores nas proximidades do Palácio Rio Tocantins, sede do Poder Judiciário.

Às 10 horas, os servidores do TJTO serão convidados para passar de carro no estacionamento onde está ocorrendo a ação, para gravação de imagem aérea.

Já às 16h30, autoridades e representantes da Rede TO Sustentável estarão no estacionamento externo do TJTO para fazer o plantio de mudas nativas do Cerrado.

Às 17h30, iniciará a destinação do material recolhido para as associações e cooperativas beneficiadas pelo evento.

Prevenção à Covid-19

O “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária” cumprirá todos os protocolos de segurança sanitários vigentes para prevenção da Covid-19. Em razão disso, os participantes da ação deverão estar de máscara, usar álcool gel, e manter o distanciamento social.

Associações Beneficiadas

Os materiais arrecadados no “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária” serão destinados equitativamente às Associações e Cooperativas de Resíduos da Capital. São elas: Associação Reciclopalmas, Ascampa, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas (Ascamares), e Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan).

Rede TO Sustentável

O “Drive-thru da Coleta Seletiva Solidária” será realizado pela Rede TO Sustentável, composta pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, Ministério Público Estadual (MPTO), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública Estadual (DPE), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com apoio do Governo do Estado do Tocantins, Prefeitura de Palmas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), sob a coordenação do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges), com a participação da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e da Comissão da Coleta Seletiva do TJTO.

Texto: Jesuino Santana Jr.
Comunicação TJTO