A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros transtornos sociais ao País e uma das classes mais atingidas pelas medidas de restrição foram os catadores de recicláveis, já que houve redução substancial dos resíduos coletados neste período. Em virtude disso, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges), sediará, no próximo dia 7 de junho, das 8 às 17 horas, em sua área externa, na Praça dos Girassóis, o “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária”, que será realizado pela Rede TO Sustentável.

A estratégia do sistema Drive Thru permite que as pessoas façam a entrega dos materiais a serem doados sem precisar sair do carro, respeitando as medidas sanitárias e facilitando a participação de quem está em home office.

Além de servidores e magistrados do TJTO, a comunidade em geral poderá participar da ação, podendo fazer a doação de todos os tipos de materiais recicláveis limpos e secos utilizados no seu dia a dia, tais como caixas de leite, vidros de azeitona, metais, papéis e plásticos comuns do tipo saco de açúcar, arroz e sacola plástica. Quem participar do “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária” receberá uma muda de planta nativa do Cerrado pela doação realizada.

A data do dia 7 de junho foi escolhida por ser comemorado o Dia Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e em homenagem às comemorações do mês do Meio Ambiente.

Espaço Saúde

No dia da ação “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária”, o TJTO oferecerá também aos catadores de recicláveis os serviços do seu Espaço Saúde como aferição de pressão arterial, exame de glicemia e orientações sobre diabetes e hipertensão.

Prevenção contra a Covid-19

A ação será realizada em local aberto e respeitará todos os protocolos de segurança sanitários recomendados pelos órgãos de Saúde. Por isso, é importante que os participantes se atentem ao uso correto de máscaras e a utilização de álcool gel. Todos os resíduos doados serão desinfetados antes da entrega.

Instituições Beneficiadas

Os materiais arrecadados no “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária” serão destinados equitativamente às Associações e Cooperativas de Resíduos da Capital. São elas: Associação Reciclopalmas, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas (Ascamares), e Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan).

Rede TO Sustentável

O “Drive-thru da Coleta Seletiva Solidária” será realizado pela Rede TO Sustentável, composta pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, Ministério Público Estadual (MPTO), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública Estadual (DPE), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com apoio do Governo do Estado do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), sob a coordenação do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges), com a participação da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e da Comissão da Coleta Seletiva do TJTO.

Texto: Jesuino Santana Jr.
Comunicação TJTO