Em um evento misto, presencial e virtual, o Projeto Justiça Cidadã chegou nesta terça-feira (22/9) à Comarca de Araguaçu, Sul do Tocantins. Neste novo formato, o presidente do Tribunal de Justiça (TJTO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, está visitando as comarcas para um encontro com magistrados e servidores, com foco na melhoria constante da entrega da Justiça ao jurisdicionado. O juiz Nelson Rodrigues da Silva, diretor do Foro, recebeu o presidente e falou sobre a importância dessa aproximação, “aqui na região a referência é Goiás e a Capital Goiânia, por questão de distância geográfica, mas isso precisa ser rompido, pois somos do Tocantins, a sociedade local precisa se sentir próxima das nossas autoridades e o Justiça Cidadã é um exemplo de aproximação efetiva”, ressaltou.

Durante sua fala, o presidente do TJTO reforçou a relevância do Projeto, que exigiu da equipe, pelas circunstâncias da pandemia, que pensasse em uma forma de remodelá-lo, permitindo que alcançasse todas as comarcas do Estado. “Todas as iniciativas foram tomadas pelo  Tribunal para garantir a segurança dos magistrados e servidores, a exemplo da sanitização dos fóruns, disponibilização de álcool gel, tapete sanitizante, medidor de temperatura, máscaras, além da aquisição de testes rápidos e a contratação de um infectologista”.

Reforçando que a Justiça do Tocantins não parou por cota da pandemia da Covid-19, o desembargador falou sobre a criação de comissão interinstitucional para estudar estratégias de segurança para viabilizar a realização das sessões do Júri. “Acabamos de aprovar por unanimidade o Plano de Biosegurança, que garantirá a realização dos júris com todo rigor e segurança que o momento exige”, anunciou.

O presidente do TJ encerrou reforçando que o foco do Projeto Justiça Cidadã é voltado para atender cada vez melhor o cliente da Justiça, que é o cidadão. Na oportunidade, pediu a todos os nossos magistrados e servidores para tratarem sempre muito bem a população tocantinense, com carinho e respeito.Autoridades acompanharam por videoconferência, Janay Garcia, vice-presidente da OAB Tocantins e Charles Dias, representante da OAB de Araguaçu e a prefeitura local. “É com muita satisfação que a ordem dos advogados participa de todos os eventos do Projeto Justiça Cidadã, pois é um programa muito belo do Poder Judiciário”, afirmou a vice-presidente da OAB-TO, por meio de videoconferência.

Homenagem

Durante o evento, o presidente do TJTO Helvécio de Brito Maia Neto, com o objetivo de homenagear autoridades e personalidades pela relevante contribuição prestada ao Poder Judiciário Tocantinense, realizou a entrega do "Medalhão 30 Anos do Poder Judiciário" ao Juiz Nelson Rodrigues da Silva.  Para finalizar, o presidente fez os agradecimentos às autoridades e a todos os presentes.

Texto: Kézia Reis / Fotos: Rondinelli Ribeiro

Comunicação TJTO