“Aqui eu aprendi que é tão normal ser diferente” é um trecho da letra do hino do Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio (CEI/TO), do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), cuja apresentação inédita ocorreu nesta sexta-feira (16/08), durante as comemorações dos nove anos de história da instituição de ensino, regada por educação, amor e cuidado e que envolve os familiares e as equipes técnica e pedagógica da escola.

A cerimônia contou com o trabalho das crianças e de toda a equipe, na montagem de uma decoração especial e colorida. Além disso, um bolo feito de tijolos e materiais recicláveis simbolizou a construção da escola, utilizando a mãozinha de todos.

Os alunos fizeram diversas apresentações de música, dança e teatro. Uma delas, de balé, envolveu os pais e encantou os expectadores. Vestidos de mestre cucas, tocando flautas, eles cantaram em inglês e fizeram um jogral colocando todos os ingredientes da escola em uma panela.

“A palavra chave é construção. Cada ano é uma empolgação diferente, já que estamos construindo. É muito gratificante ver o carinho das crianças, assim como das famílias, pois nos reconhecem e nos valorizam e isso faz toda a diferença na nossa vida profissional”, afirmou a coordenadora pedagógica da escola, Ana Paula Ribeiro Nunes.

Bárbara Fernandes esteve no evento e contou que estagiou por dois anos na escola e que ela faz parte da sua caminhada. “Comecei como estagiária e, quando me formei, tive a oportunidade de retornar como professora e atuei por um ano. Agora sigo novos caminhos, mas com o coração aqui. Eu faço parte do CEI, e ele também faz parte de mim, da minha história e da minha construção como professora.”

Ana Beatriz Bastos, ex-aluna da escola, afirmou que sente saudade dos tempos da brinquedoteca, e que as bonitas lembranças estão guardadas até hoje. “Eu não saí do CEI. Venho para ajudar a decorar, dar apoio no retorno das aulas, cuidar das crianças. Acredito que vou trabalhar aqui.”

Na sequência do evento, os alunos se divertiram com as surpresas guardadas para o final da cerimônia, quando a coordenadora da escola anunciou a reinauguração do parquinho, assim como a entrega de outros presentes, como bancos coloridos que serão utilizados pelas crianças. João Pedro de Souza Lopes, aluno do 2° ano B, disse que gostou muito das novidades. “Vou aproveitar para brincar muito com meus colegas no escorregador e também ensinar o hino da minha escolinha para meu pai e minha mãe.”

À frente da escola desde o seu inicio, a coordenadora do CEI, Luciana Carvalho, destacou que a comemoração é um momento de muita emoção, já que acompanhar seu crescimento vem sendo algo especial e maravilhoso. “A presença dos pais a cada ano que passa tem aumentado. E, juntos, cuidamos das sementes. E ver os brotos crescendo é algo fundamental. Daqui a um tempo todos nós vamos ficar nas mãos dessas crianças, que serão os futuros profissionais das atuais e das profissões que ainda não existem.”

Compromisso com o futuro

O CEI/TO faz parte do programa Escolas Associadas da Unesco, sendo até o ano passado, a única da região Norte certificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O centro comemorou o recebimento da chancela e o logotipo da Unesco foi incluído nas atividades do CEI em março de 2015, ocasião em que toda a equipe pedagógica começou a receber formação e orientação sobre os temas trabalhados anualmente pela rede de escolas.

O centro tem um compromisso com a realidade e com a formação de valores intelectuais e emocionais das crianças. A missão de educar gravou ao longo do tempo histórias cheia de conquistas, que envolvem, a cada ano, maior participação e envolvimento familiar, além de atrair novas parcerias.

Entre as principais conquistas da escola durante estes nove anos de história, estão a fase de elaboração do projeto e construção do prédio (2010); início das aulas (2011); recebimento de premiação do Conselho Nacional de Justiça (2012); do prêmio MEC- Professores do Brasil (2013); certificação da Unesco e criação da Associação de Pais (2015); ampliação da estrutura física da escola (2016); instalação da biblioteca (2017); desenvolvimento de hortas comunitárias como ação de responsabilidade social; e site da escola lançado pela Associação de Pais e Funcionários do CEI (2018).

Em 2019, a escola recebeu a visita de Myriam Tricate, coordenadora nacional da Rede de Escolas Cadastradas na Unesco, ocasião em que Luciana foi eleita como coordenadora regional. O intuito é apresentar fisicamente os projetos desenvolvidos pelo centro de ensino e, ainda, espalhar as boas ações baseadas em sustentabilidade e valorização dos direitos humanos para a rede pública.

O Centro de Educação Infantil atende atualmente 127 alunos, filhos e netos de servidores do Poder Judiciário. Com turmas do maternal I ao 2º ano, a escola oferece educação infantil com aulas de música, inglês e educação física.

“Todos que estão acompanhando o processo de desenvolvimento do CEI percebem que a escola é reconhecida. Uma referencia lendária no Tocantins e entre as escolas reconhecidas pela Unesco. E, muito em breve, apresentaremos o nosso trabalho para diretores e diretoras de todo Estado”, revelou Luciana Carvalho.

Acesse o site do CEI e conheça todos os detalhes da educação infantil oferecida pelo Judiciário estadual.

Natália Rezende / Fotos: Rondinelli Ribeiro

Comunicação TJTO