Nesta quarta-feira (15/5), o presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, recebeu no gabinete da presidência a coordenadora estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd, coronel Alaídes Pereira Machado. Na pauta foram discutidas parcerias institucionais que podem ser celebradas entre o Poder Judiciário e a Polícia Militar para fortalecer as ações do Proerd nos municípios tocantinenses.

O primeiro passo já foi dado na primeira edição do projeto Justiça Cidadã, ocorrida na comarca de Novo Acordo, no último dia seis de maio. Durante o projeto, policiais militares que são instrutores do Proerd ministraram palestras expondo sobre valorização da vida e combate às drogas e à violência. Participaram das palestras 442 alunos do Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, com atividades socioeducativas com foco no combate à criminalidade e ao uso de substâncias ilícitas.

A coronel da PM e coordenadora do Proerd ressaltou a parceria.  “Nossa grande meta é tornar o Tocantins o primeiro estado da federação a ter cobertura total do Proerd em todos os municípios. Sabemos das ações assertivas que o Tribunal de Justiça vem realizando, como o projeto Justiça Cidadã. Dessa forma enxergamos o Poder Judiciário como um grande parceiro na promoção da cidadania, em especial junto às crianças e adolescentes atendidas pelos nossos projetos”, afirmou.

O desembargador Helvécio Maia reafirmou o interesse do Tribunal de Justiça em celebrar mais parcerias com a Polícia Militar, em especial com o Proerd. “Uma das missões do Poder Judiciário é promover a cidadania e isso pode ser feito de várias formas. Investir na conscientização de crianças e adolescentes sobre o perigo das drogas é obrigação de todos. Nós, enquanto instituição pública que serve à sociedade, entendemos a importância desse trabalho e vamos continuar contribuindo para o sucesso do Proerd”, afirmou o presidente do TJTO.

Também participaram da reunião o diretor geral do Tribunal de Justiça, Jonas Demóstene Ramos, o assessor militar do TJTO, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza e o major Leonardo, da Polícia Militar.

Texto e fotos: Abelson Ribeiro

Comunicação TJTO