Foco no cliente

A satisfação da necessidade de seu cliente é o motivo da existência de qualquer organização, seja o oferecimento de um produto ou serviço. Assim, o foco no cliente é o princípio número um da gestão da qualidade. Buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente e a superação de suas expectativas deve ser a principal estratégia da organização.

Liderança

Os líderes são os responsáveis por criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sintam motivadas e comprometidas a atingir os objetivos da organização.

Envolvimento das pessoas

As pessoas constituem a essência da organização. Portanto, a gestão da qualidade deve compreender o envolvimento de todos, o que possibilitará o desenvolvimento e emprego de suas competências para o benefício da organização.

Abordagem por processos

Um processo exige uma entrada, aplicação de recursos e métodos para gerar uma saída, que é o produto do processo. Os objetivos da organização podem ser alcançados de forma eficaz e eficiente quando atividades são adequadamente municiadas de recursos e gerenciadas como um processo. Abordar as atividades da empresa divididas por processos, contribui para a rápida identificação das causas dos desvios e os estabelecimento de metas.

Abordagem sistêmica

A abordagem sistêmica na gestão da qualidade permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organização como um todo.
Melhoria contínua

A melhoria contínua de seus processos e produtos dever ser o objetivo permanente da organização na busca da satisfação do cliente. A organização deve buscar ser hoje melhor que “ontem” e “amanhã” melhor que “hoje”.

Abordagem factual para a tomada de decisão

Decisões eficazes são baseadas em análise lógica e reflexiva sobre dados e informações. Todas as decisões dentro de um sistema de gestão de qualidade devem se tomadas com base em fatos, dados concretos e análise de informações, o que implica na implementação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento.

Benefícios mútuos nas relações com fornecedores

A organização deve buscar o relacionamento de benefício mútuo com seus fornecedores através do desenvolvimento de alianças estratégicas, parcerias e respeito mútuo, pois o trabalho em parceria e do tipo de relação "ganha-ganha" aumenta a capacidade de ambos em agregar valor


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/54930/os-8-principios-da-qualidade-isso-9001#ixzz3xmyOqETn

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